O pré-candidato ao governo do estado pela coligação PSDB/DEM/PTB, Wilson Santos, quer investir em políticas públicas voltadas para o jovem mato-grossense. Essa intenção foi anunciada por Wilson em visita à Sinop.
Diante do anúncio, representantes do PSDB Jovem de Sinop e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) entregaram ao pré-candidato uma carta ofício com sugestões que vão auxiliar Wilson na elaboração de seu Plano de Governo.
Wilson elogiou a iniciativa dos estudantes e se comprometeu a analisar com carinho cada sugestão. “Com certeza algumas dessas sugestões irão ser contempladas no nosso Plano de Metas”, garantiu.
A carta apresenta as demandas dos jovens do município e região, como a criação da escola agrícola em Sinop; a criação da fazenda da UFMT para atender os estágios dos cursos agrícolas e rurais; a criação de novos cursos técnicos e superiores e fomento dos já existentes; a criação de programas, políticas públicas e centros de reabilitações voltados ao combate e prevenção de drogas; a revitalização dos espaços físicos e do sistema de ensino das universidades e escolas públicas do estado e o aumento do valor de repasse à Lei Estadual de Incentivo à Cultura bem como a divisão por pólos do Conselho Estadual de Cultura.
Segundo o professor universitário Feliciano Azuaga, a carta foi elaborada dentro de quatro meses durante as discussões políticas de um grupo de acadêmicos. Ele explicou ainda que as sugestões apresentadas são a síntese de um conjunto de anseios da Juventude.
Ainda de acordo com Azuaga, Sinop é um caso especial em relação aos outros municípios do estado, porque a cidade está crescendo como um pólo universitário. Fora os centros de formação técnica, o município possui oito universidades e 12 mil estudantes universitários. “Esse fator gera sempre novas demandas para esse público em termos de lazer, entretenimento, emprego e oportunidades de qualificação”, observou.
Azuaga conta que o governo investiu pouco na juventude e no ser humano. “A gente observa que existem muitas lacunas ainda. A questão de violência, drogas e falta de oportunidades profissionais são reflexos disso e temos que tentar reduzir este tipo de gargalo”, defendeu.
Experiências bem sucedidas guiarão trabalhos
O pré-candidato Wilson Santos afirmou ainda que as experiências bem sucedidas em Cuiabá vão dar o norte para que ele elabore políticas públicas para a juventude em Mato Grosso. “Nós vamos nos inspirar nessa experiência ao avançar em políticas públicas para o Estado”, observou.
Wilson relembrou algumas experiências. Dentre elas, a expansão do passe-livre para os estudantes da rede municipal, estadual e federal, bancada pela Prefeitura da capital. Hoje são 60 mil estudantes cuiabanos beneficiados.
Outra experiência bem-sucedida na capital foi a criação da Secretaria-adjunta da Juventude, do cursinho pré-vestibular e do Bolsa Universitária. Esses dois últimos programas foram responsáveis por colocar mais de três mil estudantes nas universidades.
Wilson também investiu na revalorização da cultura, não só da local como o Siriri e Cururu, mas também do Hip hop, do Rock e do Samba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário