23 de julho de 2010

Entidade elogia Leitão pela administração que fez em Sinop


Na tarde de ontem, terça-feira, 20, Leitão se reuniu no diretório do PSDB com presidentes e coordenadores do Clube dos Idosos de Sinop. Durante o encontro ele recebeu o apoio de todos os membros da entidade, e foi elogiado pela sua administração quando prefeito (2001 à 2008).
O presidente da Associação dos Aposentados, Izaltino Carlos de Almeida, disse que reconhece o trabalho que o candidato realizou quando ainda era administrador municipal. “Conheço você desde menino, gosto do seu trabalho. Eu e todos meus companheiros apoiamos você”.
O empresário e membro do Clube dos idosos, Manoel Rafael Andrade, também afirmou seu apoio ao tucano e disse acreditar no potencial de Leitão na esfera Federal. “Só aceitei ser candidato a deputado Federal depois de ter todas as minhas contas aprovadas. Fiz uma pesquisa logo depois de deixar a Prefeitura, e 75% da população aprovou minha passagem pelo Executivo do Município”, completou, Leitão, a indagação e manifestação de apoio de Andrade.
O candidato à deputado Estadual, Dilmar Dal’Bosco (DEM), também presente na reunião, falou sobre as dificuldades que enfrentou quando chegou à Sinop, e ressaltou que seu apoio político na esfera Federal é para o candidato Nilson Leitão. “Fiz meu papel durante esses anos todos na política. Sempre fiquei nos bastidores, coordenando os trabalhos do Leitão e de meu irmão Dilceu Dal’Bosco (DEM), que é candidato a vice-governador, ao lado de Wilson Santos(PSDB)”.
Leitão, com 14 anos de experiência política, explicou aos idosos que uma de suas ações será trazer ao município e região, um Centro de Tratamento ao Câncer e de Tratamento de Cardiologia. “Este será um dos projetos que priorizarei durante meu mandato como deputado Federal”, ressaltou revelando que também tem o projeto de trazer o Centro de Especialidades Médicas (CEM)para os municípios menores, para melhorar a qualidade de vida da população.  

Leitão defende o pequeno e a agricultura familiar


O candidato a deputado Federal pela coligação “Senador Jonas Pinheiro 3”, Nilson Leitão, visitou nesta terça feira,20, funcionários do comércio de Sinop, onde, em um bate-papo informal, pode apresentar suas propostas e ouvir os anseios da classe trabalhadora.
Na oportunidade, esteve na empresa de alimentos Carpello, uma empresa de relevante significância para a economia local e regional. Lá, em conversa com os funcionários, pode falar de seus projetos para a agricultura familiar, bem como o fomento ao pequeno e médio agricultor, o qual defende a redução de cargas tributárias.
Na tônica, lembrou que enquanto prefeito de Sinop, deu total apoio para a criação da Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop), projeto, este, ligado direto à atividade comercial da empresa (Carpello). “Precisamos melhorar as condições para que o pequeno possa plantar e as nossas empresas tenham o produto de dentro do Estado, e não precisar buscar fora” disse Leitão.
Outro projeto de Leitão apresentado aos funcionários foi a criação do Agente Comunitário da Terra, que vai auxiliar o pequeno e médio produtor a fazer o plantio de forma correta; regularização fundiária que vai facilitar para os assentados o direitos na hora de buscar financiamentos “Enquanto o grande produtor consegue financiar à juros baixos, o pequeno é submetido à taxas enormes por falta de garantias” advertiu lembrando que, este, é um dos setores que precisa de melhorias.
Ainda como incentivo à classe trabalhadora, Nilson Leitão disse que lutará, na Câmara Federal, para transformar a Universidade Federal de Mato Grosso em Universidade do Norte, assim como trazer o curso de medicina para Sinop. “Investir em educação é investir em gente, e é esse tipo de investimento que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

22 de julho de 2010

Leitão ouve os anseios de moradores do Jardim São Paulo


O candidato a deputado Federal, Nilson Leitão (PSDB), visitou o bairro São Paulo, na tarde da terça-feira, 20, onde foi realizada uma reunião na residência de Aparecida Pereira Henrique, popular “Dona Maria”.  Durante o encontro, os moradores mostraram ao tucano as problemáticas do bairro e do município. Eles apontam que a área da saúde é o que mais deixa a desejar em Sinop.
Dona Maria afirmou que Leitão trouxe água tratada para o bairro, porém, “ultimamente a situação está complicada, pois a água tratada acabou. Quero dizer também que para conseguirmos consulta no ‘postinho’ precisamos levar banco e cobertor, pois temos que chegar muito cedo para conseguirmos consulta”, reclamou a aposentada e dona de casa.
Outra moradora reclamou, também, que o Centro Odontológico do bairro libera 12 fichas para os moradores, mas para conseguir a consulta, o cidadão deve chegar às 4h da manhã. Leitão afirmou que vai trabalhar para melhorar a saúde no município. “Quero trabalhar para o povo, para melhorar a saúde em Sinop. Essa situação jamais pode acontecer”.
Leitão afirmou, ainda, que já tem projetos para concluir o asfalto no Jardim São Paulo. O tucano explanou sobre as realizações que aconteceram no local e no município durante seu mandato de prefeito. “Existe no município, atualmente, a ala de tratamento contra o câncer, que foi eu quem implantou. Vou fazer com que Sinop seja um centro de tratamento contra a doença. O tratamento de cardiologia é outro projeto que vou implantar no município”, explicou o candidato.
Dona Maria disse, ainda, que o Centro de Múltiplo Uso implantados no bairro favoreceu toda a população, pois foram realizados cursos profissionalizantes, projetos como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Além de cursos como de manicure, informática, secretária do lar, no qual abriram muitas oportunidades para as mulheres e jovens do bairro.
Leitão ficou sensibilizado com a realidade do local que, apesar de ter sido beneficiado com água tratada e asfalto, há muito que trabalhar ainda para melhorar as condições dos moradores. “Vou lutar para trazer para os bairros mais pobres, oportunidades de emprego e renda. Dar mais oportunidade às mulheres e aos jovens aprenderem. Outros cursos serão implantados, pois com essa oportunidade, vai gerar mais qualidade de vida à população”.

21 de julho de 2010

Bate-Papo com Nilson Leitão


Bate-Papo

Apresentando um projeto que tem o Nortão como a maior bandeira, este espaço foi criado, por nossa equipe, para aproximar os filiados, dirigentes e simpatizantes do PSDB de Mato Grosso.

A seguir, uma conversa com o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, atual presidente do diretório municipal do PSDB de Sinop.

REPÓRTER TUCANO:  Quais são as metas para o PSDB de Sinop e, principalmente para o Nortão de Mato Grosso?
NILSON LEITÃO: ‘’ Ouvir nossas bases traçando um projeto político, participativo e possível de ser realizado. Criar novos diretórios, fortalecer e dar visibilidade aos diretórios municipais, bem como aproximar a militância das decisões praticas e dos rumos do partido nas próximas eleições. É fundamental termos um partido com seus homens,  mulheres, jovens e idosos engajados num projeto de dimensão para o Norte de Mato Grosso. Sinop irá liderar isso’’!

REPÓRTER TUCANO: Ainda muito jovem, o senhor foi Vereador, Deputado Estadual e Prefeito. Descreva esta vocação:
NILSON LEITÃO: ‘’ Sempre fui um militante do PSDB  e ainda com 24 anos fui eleito a vereador por Sinop. Na seqüência, escolhido dentro do partido, fui ao desafio da candidatura á Assembléia, vindo a ser empossado deputado Estadual com 28 anos. Foi o Governo do PSDB que trouxe a ferronorte, o linhão, os hospitais regionais e muitas outras obras para Sinop e Nortão. Eu tive a oportunidade de participar deste trabalho e ganhei muita experiência. Neste caminho fui eleito prefeito de Sinop por duas vezes e tive a oportunidade de governar essa cidade mágica, uma cidade de gente que faz muito e numa região que tem uma capacidade de superação gigante. Tenho orgulho e muito que agradecer á Deus, á população, á militância e ao meu partido’’.

REPÓRTER TUCANO: Em sua opinião, quais são os grandes líderes políticos de Mato Grosso?
NILSON LEITAO: ‘’ Dante de Oliveira é nossa grande referência, um político que mostrou Mato Grosso para o mundo que fez a emenda das Diretas Já. Temos outros líderes como Jonas Pinheiro. E surgem no cenário político, novos porém talentosos, líderes políticos como Wilson Santos’’.

REPÓRTER TUCANO:  Como foi ser prefeito de Sinop por dois mandatos, numa gestão testada e aprovada nas urnas?
NILSON LEITÃO:’’ Tive a honra de administrar Sinop, a quarta maior economia de Mato Grosso, junto com uma grande equipe. Fomos premiados pelo bom uso do dinheiro público na saúde e na educação, através do Instituto Ayrton Senna, e de outras instituições filantrópicas. Tivemos nossas contas aprovadas nos oito anos. Entregamos a prefeitura com dinheiro em caixa e com a casa arrumada. Construímos e inauguramos o Pronto Atendimento, construímos creches, escolas, ginásios, praças, avenidas e tantas outras obras. A gestão tucana foca priorizar pessoas, o ser humano, o que me deixa com um sentimento de dever cumprido de ter ajudado Sinop a avançar’’.

REPÓRTER TUCANO: O PSDB de Sinop promoveu muitas conquistas, quais te dão mais sentimento de dever cumprido?
NILSON LEITAO:  ‘’Com certeza, nossa obra na saúde foi muito marcante! Criamos 16 Programas de Saúde da Família, implantamos tratamento odontológico, tratamento especializado para DST´s, criamos o CAPS, construímos, equipamentos e inauguramos o Pronto Atendimento. Lutamos muito e construímos o hospital municipal com 74 leitos que, hoje, está pronto para funcionar conforme o Ministério da Saúde já se pronunciou. A saúde avançou muito na gestão tucana’’.   

20 de julho de 2010

*Leitão afirma que Juína tem estrutura para receber universidade


  1. Durante visita em Juína, Nilson Leitão (PSDB), candidato a deputado Federal, assumiu o compromisso de buscar ações que tragam investimentos na educação no município e se comprometeu em batalhar pela instalaçao de uma Universidade Pública na região. O candidato afirmou durante as reuniões com o candidato a deputado Estadual Zulmar Curzel “o Carequinha” (PTB), que a cidade já tem estrutura para receber um centro universitário.

  1. Já no início de seu primeiro mandado como prefeito de Sinop, Leitão consolidou os cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Quando fui prefeito de Sinop, levei ao município mais oportunidade de educação. Foi instalada durante o início do meu primeiro mandato a UFMT,os cursos modulares e nosso trabalho fez com eles fossem fixos, vindo a culminar com a sede própria da cidade universitária da UFMT”, disse o tucano. 
  1. “Muitos jovens vêm de outros municípios, até mesmo de outros estados para estudarem em Sinop. Vou fazer o mesmo pela região de Juína”, concluiu o candidato.

  1. Já no quinto mandato de vereador, Carequinha diz tem experiência na arte de legislar e sabe que Leitão é o homem mais preparado para representar o Estado em Brasília. “Confio no nosso partido e na nossa coligação. Hoje, estou muito feliz, pois escolhi uma pessoa interessada em trabalhar para o Norte de Mato Grosso”.

  1. O tucano participou do lançamento da candidatura de Carequinha na semana passada, no qual reuniu mais de 300 pessoas.


19 de julho de 2010

*Crack mobiliza Mato Grosso



Ao longo de toda minha carreira política, dispus de muita alegria. Por onde andei, obtive muita receptividade e, sem dúvidas, tive o prazer de conhecer muitas pessoas. Dentre elas, no dia 18 de dezembro de 2007, recebi em meu gabinete, enquanto prefeito de Sinop, acompanhado de meu amigo Anderson Maciel, um jovem e arrojado cidadão chamado de MV Bill. Esse, que junto com seu colega, Celso Athayde, produziram o documentário "Falcão: Meninos do Tráfico", o qual teve como resultado os seguintes livros: "Falcão: Meninos do Tráfico" e "Falcão: Mulheres e o Tráfico".

Foi muito importante conhecer MV Bill e seus trabalhos! MV Bill é nascido no Rio de Janeiro, artista de dezenas de talentos, ganhou respeito internacional por seus trabalhos na inclusão social e combate às drogas e pobreza. Sua atuação não se limita ao setor cultural e artístico, ele também transita pela política e pelos movimentos negro e social.

Seu desempenho, nesses segmentos, o levou a receber o Prêmio Unesco" - categoria juventude; Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Justiça; Prêmio Cidadão do Mundo pela ONU; e o Prêmio Wladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo, e com os seus trabalhos supra citados, já faziam ecoar gritos de alerta sobre a veloz vascularização do Crack pelo Brasil até o ano de 2014.

Enquanto político e administrador de Sinop, sempre trabalhei para implantação, implementação e reestruturação de políticas públicas para juventude, aprimorei alternativas e mecanismos para prevenção e ressocialização de usuários e dependentes químicos, firmamos parcerias, e cito aqui o nobre MV Bill por recordar que em seu documentário ele, juntamente com Celso Athayde, já alertava aquilo que hoje é uma das mazelas que mais afeta a sociedade: o consumo excessivo do crack. O crack é a pior de todas as drogas.

Especialistas confirmam: já no primeiro "teste" pode deixar a pessoa viciada.

É necessário, além de um forte engajamento de toda sociedade no combate desse mal, o reforço de Políticas Públicas especificas para o combate do Tráfico de Drogas, principalmente no que se tange ao Crack. Esse, em específico, se faz necessário à criação de um programa próprio, singular, eficiente, tendo em vista que este vício tão agressivo com os usuários, familiares e amigos.

Reforço isso, porque nesses últimos dias intensifiquei minhas viagens dentro de Mato Grosso e, infelizmente, nessas idas e vindas, pude confirmar que fatos e ocasiões tristes fazem parte, cada vez mais, da realidade social em alguns pontos do nosso querido Estado. E como pai, homem e ser humano, tenho que chamar a atenção para que todos eduquem seus filhos desde os primeiros dias de vida, para que isso sirva de contribuição para que seus filhos e filhas não entrem no mal que tem deixado rastros de destruição em todo Estado: o USO DE DROGAS.

As drogas desconstituem a relação de humanidade entre as pessoas; não existe mais lógica humana entre os indivíduos que se relacionam com as drogas. Um bom exemplo disso nós encontramos, de forma clara, ao vermos notícias que relatam fatos onde o filho mata o pai, ou o pai mata o filho. Dessa forma, percebemos que as pessoas estão abrindo mão de seus amores por conta de sua sobrevivência dentro de um vício tão mortal.

O que vemos hoje já existe a um bom tempo, em uma menor proporção, dentro das periferias; mas agora atinge também outras classes sociais, e com alta voracidade. E diante deste lamentável cenário, entendo que a palavra de ordem agora é: "MOBILIZAR".

Temos que enfrentar usando toda MOBILIZAÇÃO possível da sociedade! A classe política precisa assumir esta batalha, além de reconhecer que a entrada de todos os tipos de drogas no meio social moderno mudou o paradigma de que apenas as classes menos favorecidas têm contato com este mal. Vale ressaltar que quanto mais fácil for o acesso, maior será também o consumo e, consequentemente, a facilidade em transformar a vida da pessoa numa absoluta dependência, gerando mais violência e crimes.

Finalizo, reiterando que a hora é de que todas as classes sociais, especialmente os agentes políticos, ajam para combater a pluralização do crack. Registro, aqui, uma parte da música do rapper Mv Bill, chamada de "O Bonde não Pára!", parte está esplanada por dirigentes da Cufa Sinop, que tanto lutam para combater este mal em nossa sociedade. "Vamos junto que a caminhada é longa, o bonde não Pára"!

NILSON LEITÃO foi prefeito de Sinop por oito anos, é presidente do PSDB de Sinop, membro da executiva estadual e candidato a deputado Federal.

*Wilson Santos quer investir em Políticas públicas para Jovens


O pré-candidato ao governo do estado pela coligação PSDB/DEM/PTB, Wilson Santos, quer investir em políticas públicas voltadas para o jovem mato-grossense. Essa intenção foi anunciada por Wilson em visita à Sinop.

Diante do anúncio, representantes do PSDB Jovem de Sinop e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) entregaram ao pré-candidato uma carta ofício com sugestões que vão auxiliar Wilson na elaboração de seu Plano de Governo.

Wilson elogiou a iniciativa dos estudantes e se comprometeu a analisar com carinho cada sugestão. “Com certeza algumas dessas sugestões irão ser contempladas no nosso Plano de Metas”, garantiu.

A carta apresenta as demandas dos jovens do município e região, como a criação da escola agrícola em Sinop; a criação da fazenda da UFMT para atender os estágios dos cursos agrícolas e rurais; a criação de novos cursos técnicos e superiores e fomento dos já existentes; a criação de programas, políticas públicas e centros de reabilitações voltados ao combate e prevenção de drogas; a revitalização dos espaços físicos e do sistema de ensino das universidades e escolas públicas do estado e o aumento do valor de repasse à Lei Estadual de Incentivo à Cultura bem como a divisão por pólos do Conselho Estadual de Cultura.

Segundo o professor universitário Feliciano Azuaga, a carta foi elaborada dentro de quatro meses durante as discussões políticas de um grupo de acadêmicos. Ele explicou ainda que as sugestões apresentadas são a síntese de um conjunto de anseios da Juventude.

Ainda de acordo com Azuaga, Sinop é um caso especial em relação aos outros municípios do estado, porque a cidade está crescendo como um pólo universitário. Fora os centros de formação técnica, o município possui oito universidades e 12 mil estudantes universitários. “Esse fator gera sempre novas demandas para esse público em termos de lazer, entretenimento, emprego e oportunidades de qualificação”, observou.

Azuaga conta que o governo investiu pouco na juventude e no ser humano. “A gente observa que existem muitas lacunas ainda. A questão de violência, drogas e falta de oportunidades profissionais são reflexos disso e temos que tentar reduzir este tipo de gargalo”, defendeu.

Experiências bem sucedidas guiarão trabalhos

O pré-candidato Wilson Santos afirmou ainda que as experiências bem sucedidas em Cuiabá vão dar o norte para que ele elabore políticas públicas para a juventude em Mato Grosso. “Nós vamos nos inspirar nessa experiência ao avançar em políticas públicas para o Estado”, observou.

Wilson relembrou algumas experiências. Dentre elas, a expansão do passe-livre para os estudantes da rede municipal, estadual e federal, bancada pela Prefeitura da capital. Hoje são 60 mil estudantes cuiabanos beneficiados.

Outra experiência bem-sucedida na capital foi a criação da Secretaria-adjunta da Juventude, do cursinho pré-vestibular e do Bolsa Universitária. Esses dois últimos programas foram responsáveis por colocar mais de três mil estudantes nas universidades.

Wilson também investiu na revalorização da cultura, não só da local como o Siriri e Cururu, mas também do Hip hop, do Rock e do Samba.